A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Manaus (AM) para os profissionais de saúde foi suspensa temporariamente. A decisão foi tomada em reunião virtual das Secretarias de Saúde do Estado (SES-AM) e Municipal (Semsa-Manaus) com os órgãos de controle, na última quarta-feira (20).
A suspensão de apenas um dia ocorrerá para a reformulação da campanha nas unidades de saúde, e levará em consideração a quantidade insuficiente de vacinas disponibilizadas nesta primeira fase pelo Ministério da Saúde. As doses correspondem a apenas 34% dos profissionais da área de Saúde no Estado do Amazonas. Os profissionais do Samu são os únicos que continuaram a receber a vacina.
De acordo nota divulgada pelo governo do estado, nesta quinta-feira (21), serão discutidos os critérios para definir quais profissionais deverão ser imunizados primeiro e quais serão as unidades de saúde prioritárias. Depois disso, as unidades deverão enviar uma lista nominal dos profissionais contemplados para a reprogramação da campanha.
“A orientação é de que a prioridade deva ser dada aos profissionais das unidades de referência, de média e alta complexidade, que tenham contato direto com pacientes com Covid-19, levando em conta fatores como comorbidade e a idade”, aponta o comunicado.
REDES SOCIAIS