Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Quatro milhões de estudantes brasileiros, com idades entre 6 e 34 anos, abandonaram os estudos no ano passado, de acordo com pesquisa C6 Bank/Datafolha divulgada nesta sexta-feira (22). Com isso, a taxa de abandono escolar chegou a 8,4% em 2020.

Dentre as pessoas que pararam de estudar, 17,4% não têm a intenção de retomar os estudos neste ano.

De acordo com o levantamento, a taxa de abandono escolar foi maior entre os estudantes de curso superior; veja:

  • Ensino superior: 16,3%
  • Ensino médio: 10,8%
  • Ensino fundamental: 4,6%

Os estudantes de classes sociais mais baixas lideraram os índices de abandono. A taxa foi 54% maior entre os alunos das classes D e E (10,6%), na comparação com estudantes das classes A e B (6,9%).

Qual o motivo do abandono? Problemas financeiros estão entre os principais motivos. Entre os que apontaram essa dificuldade, 19% ficaram sem condições de pagar a escola ou faculdade e 7% precisaram ajudar na renda familiar. Outros 22% justificaram o abandono por terem ficado sem aula e 20% relataram dificuldade com o ensino remoto.

Como a pesquisa foi feita? Os dados foram coletados entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro do ano passado. Foram realizadas 1.670 entrevistas por telefone com estudantes matriculados nas redes pública e privada. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o resultado tem confiança de 95%.

O 6 Minutos faz parte da holding que controla o C6 Bank.