EUA: Senado decide que pedido de impeachment de Trump é constitucional, mas ex-presidente mantém apoio no partido
Apenas cinco de todos os senadores republicanos votaram pela continuidade do processo; placar 55-45 indica que maioria do partido deve votar pela segunda absolvição de Trump.
26/01/2021 19h40
O Senado dos Estados Unidos barrou nesta terça (26) um pedido que tornaria inconstitucional o impeachment de Donald Trump. No placar apertado, de 55 votos a 45, apenas cinco de todos os senadores do partido Republicano votaram com os Democratas pela constitucionalidade do pedido: Mitt Romney, Ben Sasse, Susan Collins, Lisa Murkowski e Pat Toomey.
Na prática, isso significa que o processo de impeachment vai continuar, mas o amplo apoio de Trump em seu próprio partido indica que o Congresso pode absolver o ex-presidente uma segunda vez.
Senadores podem mudar de ideia até o início da votação, que está prevista para 9 de fevereiro. São necessários os votos de dois terços do Congresso (67 votos) para que Donald Trump seja considerado culpado pela invasão do Capitólio em 6 de janeiro.
Trump será o primeiro presidente da história do país a ser julgado pelo Senado após deixar o cargo. Esta também será a segunda vez que o ex-presidente sofre impedimento: em 2019, ele teve o impeachment aceito na Câmara, mas a absolvição no Senado o manteve no cargo. Se a tendência demonstrada nesta terça-feira se mantiver, o mesmo deve acontecer com a segunda acusação.
REDES SOCIAIS