Notícias

EUA: Senado decide que pedido de impeachment de Trump é constitucional, mas ex-presidente mantém apoio no partido

Apenas cinco de todos os senadores republicanos votaram pela continuidade do processo; placar 55-45 indica que maioria do partido deve votar pela segunda absolvição de Trump.


26/01/2021 19h40

O Senado dos Estados Unidos barrou nesta terça (26) um pedido que tornaria inconstitucional o impeachment de Donald Trump. No placar apertado, de 55 votos a 45, apenas cinco de todos os senadores do partido Republicano votaram com os Democratas pela constitucionalidade do pedido: Mitt Romney, Ben Sasse, Susan Collins, Lisa Murkowski e Pat Toomey.

Na prática, isso significa que o processo de impeachment vai continuar, mas o amplo apoio de Trump em seu próprio partido indica que o Congresso pode absolver o ex-presidente uma segunda vez.

Senadores podem mudar de ideia até o início da votação, que está prevista para 9 de fevereiro. São necessários os votos de dois terços do Congresso (67 votos) para que Donald Trump seja considerado culpado pela invasão do Capitólio em 6 de janeiro. 

Trump será o primeiro presidente da história do país a ser julgado pelo Senado após deixar o cargo. Esta também será a segunda vez que o ex-presidente sofre impedimento: em 2019, ele teve o impeachment aceito na Câmara, mas a absolvição no Senado o manteve no cargo. Se a tendência demonstrada nesta terça-feira se mantiver, o mesmo deve acontecer com a segunda acusação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças