Notícias

"Grande parte dos eleitores do Bolsonaro parece ter um perfil que é o ressentimento", diz Pondé no Linhas Cruzadas

Debate de estreia do programa comandado por Thaís Oyama abordou a democracia no Brasil e no mundo.


28/01/2021 22h30

No Linhas Cruzadas desta quinta (28), o filósofo Luiz Felipe Pondé fez uma análise do eleitorado de Jair Bolsonaro e o papel dessa força política na conjuntura atual.

"Eu não quero diminuir o fato de que a gente pode criticar a história do PT no país e deve criticar, a gente pode criticar as elites acadêmicas e intelectuais, isso tudo faz sentido, por isso acho interessante o debate, e é interessante não estar em lugar nenhum dos polos", começa o filósofo.

"Mas, ao mesmo tempo, é importante lembrar que sim, de fato, grande parte dos eleitores do Bolsonaro parece ter um perfil que é o ressentimento, como a gente fala em filosofia. Um sentimento de desimportância, uma certa irrelevância, uma certa invisibilidade, não se sentir representado pelo conteúdo público, pelo que as pessoas 'inteligentes' falam, de certa forma", pontua.

Pondé também traça também um paralelo entre o bolsonarismo e o trumpismo, enxergando um descompasso entre a percepção desses grupos e a das chamadas elites intelectuais: "Existe um problema cognitivo na elite pensante, no intelectual público, em quem faz jornalismo, em quem dá aula. A gente vive dentro de uma bolha e não consegue entender que grande parte dessas pessoas têm sofrimento real."  

Confira o trecho:

Assista ao programa de estreia na íntegra:

Exibido às quintas, o Linhas Cruzadas é parte da nova faixa de jornalismo da Cultura, que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h, na TV Cultura, site da emissora e YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças