Notícias

Eleições para presidência da Câmara ocorrem nesta segunda-feira (1º), com expectativa de decisão em 2º turno

Votações começam a partir das 19h; Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP) são os favoritos para ocupar o cargo


01/02/2021 07h25

As eleições para a presidência da Câmara dos Deputados ocorrem nesta segunda-feira (1º), a partir das 19h. As duas principais candidaturas são de Arthur Lira (PP-AL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e de Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Baleia Rossi acusa o Planalto de interferência no pleito, para conseguir votos para Lira. Ele aposta em uma campanha anti-Bolsonaro e diz que não irá ignorar os pedidos de impeachment existentes contra o presidente. 

Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa obter 257 votos. Com a incerteza de quem teria vantagem na disputa e com a expectativa de dessidências nos dois blocos, espera-se que ocorra um segundo turno. 

Conforme decisão da Mesa, a eleição será totalmente presencial, com urnas eletrônicas dispostas no Plenário e nos salões Verde e Nobre. O prazo limite para a formação de blocos parlamentares termina às 12h. Às 14h, começará a reunião de líderes, para a escolha dos cargos da Mesa pelos partidos, conforme o critério de proporcionalidade e às 17h, termina o prazo para registro das candidaturas.

De acordo com o Regimento Interno, a eleição dos membros da Mesa ocorre em votação secreta e pelo sistema eletrônico, com maioria absoluta de votos no primeiro turno e maioria simples no segundo turno. O resultado leva em conta o total de votantes e não ao total de integrantes da Casa. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças