Rodrigo Pacheco é eleito presidente do Senado Federal
Senador do DEM-MG recebeu apoio de Jair Bolsonaro e partidos da oposição como o PT
01/02/2021 20h01
Em votação para a Presidência do Senado, nesta segunda-feira (1º), o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceu a senadora Simone Tebet (MDB-MS) por 57 a 21 votos.
A candidatura recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de dez partidos, como o Partido dos Trabalhadores (PT), Rede Sustentabilidade (Rede) e Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Cada candidato deveria obter, no mínimo, 41 votos para ser eleito. Major Olimpio (PSL-SP), Lasier Martins (Pode-RS) e Jorge Kajuru (Cidadania-GO) abriram mão de suas candidaturas em nome de Tebet, entretanto, ela foi abandonada pelo próprio partido na disputa.
Em 19 de janeiro, Pacheco formalizou sua candidatura à presidência do Senado assumindo o compromisso de “muito trabalho pelo país e de diálogo permanente com os demais poderes”.
Leia também: Em licença médica, Jaques Wagner não comparece a votação no Senado
Nas últimas disputas que ocorreram durante os últimos dez anos, ele teve o terceiro melhor desempenho de votos, ficando atrás de José Sarney (MDB-AP) e Eunício Oliveira (MDB-CE).
Jair Bolsonaro publicou a notícia no Twitter acompanhada de foto em que ambos aparecem sorridentes lado a lado, destacando a votação em cédula de papel.
REDES SOCIAIS