Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Os pedidos de afastamento do trabalho por causa de transtornos mentais aumentaram cerca de 30% no último ano em relação a 2019. O principal motivo é a pandemia do novo coronavírus.

As dificuldades de adaptação ao home office e incertezas sobre o futuro são alguns dos efeitos da crise da Covid-19 na saúde mental de trabalhadores, além de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

A concessão de auxilio doença e aposentadoria por invalidez devido a transtornos mentais bateu recorde em 2020, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Foram mais de 576 mil afastamentos, uma alta de 26% em relação ao registrado em 2019.

Ainda, os afastamentos por transtornos mentais superaram os de problemas como dores na coluna, artroses e acidentes de trânsito no caso do auxílio doença.

Leia também: Pesquisa Ipea: trabalhadores em home office concentram 17,4% do total de rendimentos em novembro

Para cuidar da saúde mental dos trabalhadores, o número de empresas que contrata serviços de psicologia quadriplicou durante a pandemia, passando de 2,2 milhões para 8,1 milhões.

Segundo o psicólogo Julio Peres, a melhor saída é investir em prevenção. "Muitas pessoas apresentarão sintomas depois da questão Covid estar organizada, segura e tranquila. É fundamental que nós possamos olhar para essa linha de futuro e cuidar dos nossos brasileiros".

Confira a reportagem do Jornal da Tarde: