Notícias

STF decide liberar mensagens da Lava Jato para defesa de Lula

Maioria dos ministros votaram para a defesa ter acesso as mensagens de Moro junto com procuradores da operação Lava Jato


09/02/2021 18h31

A maioria da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) votou e decidiu liberar na íntegra as mensagens vazadas da Operação Lava Jato para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A defesa de Lula alega que a conversa entre os ex-ministro e a equipe da Lava Jato aponta parcialidade de Moro enquanto juiz que condenou o ex-presidente à prisão em 2018. Os advogados querem analisar as mensagens para pedir a anulação da sentença.

Leia também: Moro é alvo de protesto durante live: "Explica as mensagens da Vaza Jato!"

Gilmar Mendes, o presidente da Segunda Turma do STF, ressaltou que a forma como foi obtida as mensagens não foi considerada, apenas o direita da defesa. A ministra Carmen Lúcia também seguiu a linha do presidente da sessão. Lewandowski também reiterou o que tinha decidido em liminar. Votou junto com eles o ministro Kassio Nunes.

Edson Fachin defendeu o provimento parcial ao pedido da defesa do ex-presidente e pediu para esperar o julgamento em plenário sobre o uso das mensagens.

Sobre o caso

As mensagens que a defesa do ex-presidente Lula pediu acesso foram obtidas em julho de 2019 durante a execução da Operação Spoofing. Na ocasião, quatro pessoas foram presas suspeitas de invadir os celulares de Sergio Mouro e de integrantes da Lava Jato em Curitiba.

O material tem 50 páginas que revelam conversas do ex-ministro Sergio Moro orientando os procuradores da Lava Jato sobre como apresentar a denúncia contra Lula no caso do tríplex do Guarujá.

Segundo a legislação brasileira, a Justiça não pode usar provas obtidas de forma ilegal. Porém, há brechas para casos em que o material possa ser utilizado quando benéfico ao acusado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças