Notícias

Anvisa libera uso de vacinas pelo Covax Facility sem registro e autorização emergencial

No momento, o Brasil é um dos 191 países que integram a aliança global Covax Facility liderada pela Organização Mundial da Saúde


09/02/2021 19h50

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira (9) uma resolução que dispensa registro e autorização de uso emergencial na importação de vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde pelo convênio Covax Facility.

A decisão foi tomada nesta tarde por unanimidade da diretoria colegiada da Anvisa.

A diretora Meiruze Freitas defendeu que a regulamentação foi construída no espírito de simplificação, redução de duplicação de esforços regulatórios e garantia de previsibilidade, para que as vacinas possam ser disponibilizadas ao país no menor tempo possível, fortalecendo o processo de imunização.

No momento, o Brasil é um dos 191 países que integram a aliança global Covax Facility liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento e produção de imunizantes contra a Covid-19. Para que a compra e distribuição ocorra, o imunizante precisa ter sido pré-qualificado e autorizado pelo departamento de vacinas da OMS.

Leia também: Brasil deve demorar três anos para imunizar 70% população contra a Covid-19 se ritmo de vacinação se mantiver

A medida também prevê regras para importação e monitoramento do uso dessas doses. Ao chegarem no país já podem ser aplicadas e distribuídas aos estados, sem que haja necessidade de nova análise da agência para isso, como é o caso de outras vacinas importadas por laboratórios brasileiros.

A previsão é que o Brasil receba 1,6 milhão de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford no primeiro trimestre e 6 milhões no segundo trimestre. Entretanto, a estimativa pode ser alterada, por depender da capacidade de entrega das empresas.

Atualmente, o acordo na Covax prevê a obtenção de 42,5 milhões de doses, mas ainda não há previsão de envio das demais.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças