Bebê nasce com anticorpos contra Covid-19, após três semanas que a mãe foi vacinada
Caso inédito aconteceu nos Estados Unidos e foi publicado na plataforma medRvix
12/02/2021 09h11
Uma bebê nasceu com anticorpos contra a Covid-19, após três semanas da mãe ter sido vacinada. O caso inédito aconteceu nos Estados Unidos e foi publicado na plataforma medRvix, em 5 de fevereiro. A mãe é uma profissional da saúde que trabalha na linha de frente no combate ao coronavírus. Ela recebeu a vacina de mRNA da Moderna, quando estava com 36 semanas e 3 dias de gestação.
Segundo a publicação, "uma menina vigorosa e saudável nasceu de uma mãe que não teve contato com a Covid-19 e que recebeu uma dose única de vacina de mRNA para SARS-CoV-2 três semanas antes do parto. Os anticorpos do sangue do cordão umbilical (IgG) foram detectados para a proteína S do SARS-CoV-2 no momento da entrega."
Os pesquisadores concluíram que "os anticorpos IgG contra SARS-CoV-2 são detectáveis em uma amostra de sangue do cordão umbilical de recém-nascidos após apenas uma única dose da vacina Moderna. Portanto, há potencial para proteção e redução do risco de infecção do SARS-CoV-2 com a vacinação materna."
Para eles, a eficácia protetora em recém-nascidos e o momento ideal de vacinação materna permanecem desconhecidos e mais estudos serão necessários para quantificar a quantidade de anticorpos neutralizantes virais presentes em bebês nascidos de mães vacinadas antes do parto e que não foram infectadas pelo vírus.
Além disso, a duração da proteção de anticorpos em recém-nascidos ainda não é conhecida. Os pesquisadores pedem para que outros colegas façam estudos sobre a eficácia e a segurança das vacinas contra a Covid-19 em mulheres grávidas e lactantes e seus filhos.
REDES SOCIAIS