Notícias

Pesquisa brasileira comprova presença do vírus SARS-CoV-2 em partículas de ar

Cientistas fizeram analises em dois hospitais de Belo Horizonte (MG) e em ambientes externos; alerta de risco vai para locais com má ventilação


12/02/2021 10h20

Pesquisadores do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CTDN), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), afirmam que o coronavírus está presente em partículas no ar. O artigo assinado pelos pesquisadores Ricardo Passos, Marina Silveira e Jônatas Abrahão foi publicado na revista Environmental Research.

A pesquisa é desenvolvida desde o ano passado e é uma das únicas no mundo neste segmento que conseguiu apresentar a evidência. Além disso, os cientistas reforçam o alerta de risco em locais com má ventilação.

Leia também: Covid-19: Pesquisa lista 16 tipos de comportamento humano ligados à pandemia

O estudo, realizado em parceria com o Instituto de Ciência Biológicas da UFMG, foi feito em dois hospitais de Belo Horizonte, em dois momentos diferentes da pandemia e em ambientes externos próximos aos locais, com o objetivo de analisar partículas invisíveis que atingem maiores distâncias

Na prática, os pesquisadores do CDTN usaram equipamentos capazes de sugar o ar para passá-lo em membranas filtrantes. Com isso, os cientistas verificaram a presença do vírus em cinco amostras, por meio da identificação do código genético do SARS-CoV-2.

As coletas foram feitas entre 25 de maio e 4 de junho do ano passado em um dos hospitais e entre 9 de junho e 17 de julho no outro. Já os ambientes externos foram monitorados de 25 de maio a 6 de agosto. As unidades de saúde estudadas não tiveram os nomes divulgados. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças