Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura
TV Cultura

No Roda Viva desta segunda-feira (22), Vera Magalhães recebe a cantora Teresa Cristina, premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como Artista do Ano de 2020.

Durante o programa, o crítico musical Sérgio Martins questionou sobre o machismo no meio do samba. A cantora admitiu que já cantou algumas delas, mas mudou a postura quando passou a entender o que as letras significavam. “Já cantei como papagaio, mas quando a ficha caiu, esse efeito papagaio saiu e passei entender o que estava cantando e para quem eu cantava. Passei a evitar”.

Leia também: “Eu não canto para bolsominion”, diz Teresa Cristina no Roda Viva

Além das composições, Cristina também analisou o período que elas foram escritas. Segundo ela, esse tipo de canção era aceito pela sociedade antigamente e não havia questionamentos sobre isso. Para efeito de comparação, ela falou do cenário do humor: “Já aceitamos piadas falando sobre gays, gordos e pessoas negras”.

Para finalizar a fala, a cantora afirma que o samba é tão verdadeiro, que machismo não é colocado embaixo do tapete.

Assista ao trecho completo:

Participam da bancada de entrevistadores Roberta Martinelli, apresentadora do programa Cultura Livre, da TV Cultura; Jairo Malta, jornalista do blog Sons da Perifa, do grupo Folha de S. Paulo; Sarah Oliveira, comunicadora; Sérgio Martins, crítico musical; e Cris Guterres, jornalista, colunista do Universa/UOL.

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.