Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chega ao Brasil nesta terça-feira (23)
Carga veio do Instituto Serum, da Índia, e embarcou de Mumbai na última segunda-feira (22)
23/02/2021 08h11
Um avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, chegou na manhã desta terça-feira (23) ao Aeroporto de Guarulhos (SP), e posteriormente seguirá para o Rio de Janeiro, para que as doses sejam distribuídas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A carga, que vem do Instituto Serum, da Índia, embarcou de Mumbai na última segunda-feira (22).
De acordo com nota divulgada pela Fiocruz, "as vacinas serão encaminhadas para Bio-Manguinhos/Fiocruz, onde irão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24)."
O acordo entre a AstraZeneca e o Instituto Serum incluiu a aquisição de um total de 10 milhões de vacinas importadas, além de 2 milhões de vacinas que foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no dia 24 de janeiro. A importação de doses prontas é uma estratégia da Fiocruz paralela à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para acelerar o PNI.
Além das doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, o Instituto Butantan comunicou que irá entregar 2,7 milhões de doses da CoronaVac.
Leia também: São Bernardo do Campo determina toque de recolher e suspende volta às aulas
REDES SOCIAIS