Notícias

Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca chega ao Brasil nesta terça-feira (23)

Carga veio do Instituto Serum, da Índia, e embarcou de Mumbai na última segunda-feira (22)


23/02/2021 08h11

Um avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela biofarmacêutica AstraZeneca, chegou na manhã desta terça-feira (23) ao Aeroporto de Guarulhos (SP), e posteriormente seguirá para o Rio de Janeiro, para que as doses sejam distribuídas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A carga, que vem do Instituto Serum, da Índia, embarcou de Mumbai na última segunda-feira (22).

De acordo com nota divulgada pela Fiocruz, "as vacinas serão encaminhadas para Bio-Manguinhos/Fiocruz, onde irão passar por conferência de temperatura e integridade da carga, receberão etiquetas com informações em português e terão amostras encaminhadas para análise de protocolo e liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O processo acontecerá ao longo do dia e a previsão é de que as doses estejam prontas ainda na madrugada desta quarta-feira (24)."

O acordo entre a AstraZeneca e o Instituto Serum incluiu a aquisição de um total de 10 milhões de vacinas importadas, além de 2 milhões de vacinas que foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) no dia 24 de janeiro. A importação de doses prontas é uma estratégia da Fiocruz paralela à produção de imunizantes a partir da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), para acelerar o PNI.

Além das doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, o Instituto Butantan comunicou que irá entregar 2,7 milhões de doses da CoronaVac.

Leia também: São Bernardo do Campo determina toque de recolher e suspende volta às aulas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças