Governador de NY é investigado por atrasar divulgação de dados sobre mortes de idosos por Covid-19 em asilos
Andrew Cuomo é alvo de uma denúncia que aponta o atraso da divulgação de um relatório que revelava o número de 15 mil idosos vítimas do vírus em asilos; dado é muito maior do que os 8.500 registrados pelo estado
24/02/2021 11h05
O governador do estado de Nova York (EUA), Andrew Cuomo, é alvo de uma investigação federal devido à denúncia de que ele atrasou a divulgação de um relatório que apontava o número de 15 mil idosos vítimas da Covid-19 em asilos. O dado é muito maior do que os 8.500 registrados pelo estado. Atualmente, Cuomo também corre o risco de perder os poderes executivos concedidos durante a pandemia do novo coronavírus.
De acordo com o New York Times, a contagem oficial de mortes em lares de idosos e instituições de cuidados de longa duração foi muito subnotificada. O estado contabilizou as perdas totais, mas elas foram atribuídas aos hospitais onde os pacientes morreram, não às instalações onde viviam.
Ainda segundo o jornal, Cuomo aceitou a culpa pela contagem insuficiente e disse que a falta de franqueza na divulgação de dados criou um espaço de propagação de informações falsas. A procuradora-geral do estado, Letitia James, estima que as notificações podem chegar a 50%.
No primeiro semestre do ano passado, quando o estado foi castigado pela pandemia, Cuomo foi muito elogiado por sua gestão e por reduzir o número de infectados, hospitalizados e mortos na região. O estado contabiliza mais de 47 mil mortos por conta do vírus.
REDES SOCIAIS