Notícias

Governador de NY é investigado por atrasar divulgação de dados sobre mortes de idosos por Covid-19 em asilos

Andrew Cuomo é alvo de uma denúncia que aponta o atraso da divulgação de um relatório que revelava o número de 15 mil idosos vítimas do vírus em asilos; dado é muito maior do que os 8.500 registrados pelo estado


24/02/2021 11h05

O governador do estado de Nova York (EUA), Andrew Cuomo, é alvo de uma investigação federal devido à denúncia de que ele atrasou a divulgação de um relatório que apontava o número de 15 mil idosos vítimas da Covid-19 em asilos. O dado é muito maior do que os 8.500 registrados pelo estado. Atualmente, Cuomo também corre o risco de perder os poderes executivos concedidos durante a pandemia do novo coronavírus. 

De acordo com o New York Times, a contagem oficial de mortes em lares de idosos e instituições de cuidados de longa duração foi muito subnotificada. O estado contabilizou as perdas totais, mas elas foram atribuídas aos hospitais onde os pacientes morreram, não às instalações onde viviam. 

Ainda segundo o jornal, Cuomo aceitou a culpa pela contagem insuficiente e disse que a falta de franqueza na divulgação de dados criou um espaço de propagação de informações falsasA procuradora-geral do estado, Letitia James, estima que as notificações podem chegar a 50%.

No primeiro semestre do ano passado, quando o estado foi castigado pela pandemia, Cuomo foi muito elogiado por sua gestão e por reduzir o número de infectados, hospitalizados e mortos na região. O estado contabiliza mais de 47 mil mortos por conta do vírus. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças