O governador da Bahia, Rui Costa (PT), publicou trecho de pronunciamento durante reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), e outros governadores nesta terça-feira (2). Em vídeo, Costa faz 'desabafo' e reclama da postura da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Governo Federal diante da crise do novo coronavírus.
"Fico indignado com essa postura de matar diariamente milhares de pessoas. São mortes que não precisariam [acontecer] se tivesse o mínimo de sensibilidade humana da Anvisa e do Governo Federal [...] No dia de hoje eu tenho 300 pessoas pedindo desesperadamente um leito de UTI. Enquanto isso, absoluta insensibilidade e o presidente da República fazendo 'gracinha', mandando mensagens para sua 'tropa de choque' ficar atacando governadores e prefeitos", disse.
Costa pede à Lira que seja aprovada a compra e aplicação de imunizantes que ainda não foram aprovados pela Anvisa, mas contem com aval de órgãos internacionais. O estado está em negociação com a empresa responsável pela vacina russa SputnikV.
"É um apelo que eu faço, não posso me calar com isso de assistir baianos morrendo, desesperados. Essa variante está recontaminando todo mundo. Não temos tempo a perder. Por favor, aprove imediatamente a possibilidade dos estados comprarem e aplicarem a vacina. Não preciso mais das brincadeiras do presidente, preciso de uma lei ou autorização judicial que me permita comprar e 'botar' vacina aqui, para salvar vidas humanas", completou o governador.
Confira:
Na Bahia, todas as atividades não essenciais tiveram restrição total a partir das 17h da última sexta-feira (26), até às 5h desta segunda-feira (1º), com o objetivo de conter o avanço da Covid-19.
No último domingo (28), Rui Costa anunciou que, durante o fim de semana, 320 mortes por Covid-19 ocorreram no estado. Além disso, a UTIs estavam com 83% de ocupação e mais de 20,5 mil casos ativos da doença. Esta é a pior situação enfrentada desde o início da pandemia do novo coronavírus.
REDES SOCIAIS