Notícias

Ocupação de leitos de UTI-Covid-19 em São Paulo bate novo recorde e fica acima de 75%

Alta nas internações de pessoas mais jovens pode explicar o acúmulo de pacientes e risco de colapso na saúde, afirma coordenador do Centro de Contingência da Covid-19


03/03/2021 18h15

O estado de São Paulo registrou nesta quarta (3) um novo recorde de internações em UTI por Covid-19 desde o início da pandemia: 7.415 pacientes. A ocupação de leitos de UTI passou de 75% nesta semana, com média de 100 hospitalizações por dia em todas as regiões do estado. As informações foram apresentadas em coletiva de imprensa do governo do estado nesta tarde. 

Os números representam um salto de 18,6% desde o pico observado na primeira onda da pandemia, em julho de 2020, quando o estado tinha 6.250 internados em estado grave pela doença. 

Embora a média diária de hospitalizações esteja alta, ela não acompanha o aumento no número de internados nas Unidades de Terapia Intensiva. De acordo com João Gabbardo, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, esse quadro provavelmente se deve à escalada no número de internações de pessoas mais jovens

"Essas pessoas com faixa etária mais baixa conseguem resistir mais no enfrentamento do vírus, e, por consequência, ficam mais tempo internados. Então, os leitos não estão rodando na mesma velocidade que rodavam anteriormente, e isso está ocasionando um acúmulo de pacientes", afirmou Gabbardo. "Esse acúmulo de novos pacientes de leitos de UTI, que não é um fenômeno de São Paulo, que está acontecendo no país inteiro, é o que está levando ao colapso", continuou.

Também foram reforçadas as recomendações para que a população fique em casa, evite aglomerações, use máscara, faça a higiene das mãos e incentive e pratique o teletrabalho quando possível.

Diante da piora nos números da pandemia, o governo de São Paulo anunciou nesta quarta (3) o regresso de todo o estado para a fase vermelha do plano de combate à Covid-19. As novas regras entram em vigor à meia-noite do próximo sábado (6) e são válidas até 19 de março. As restrições de circulação no estado têm novo horário: das 20h às 5h, em todos os dias da semana.

Veja o trecho da coletiva de imprensa do governo paulista:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças