Notícias

Instituto Butantan aguarda aprovação da Anvisa para uso de soro contra a Covid-19

Aprovação deve ocorrer na próxima semana; Já existem três mil frascos prontos para uso


09/03/2021 16h45

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou nesta terça-feira (9) pelo Twitter que está disponibilizando, além da vacina, dois tipos de tratamento contra o novo coronavírus. Um deles, o soro, aguarda aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo ele, a previsão é que o tratamento seja liberado para uso na próxima semana. “Nós já temos três mil frascos de soros prontos e esperamos começar esse tipo de tratamento rapidamente”, disse em vídeo. 


A tecnologia segue a tradição de produção de soros que o Instituto domina há 120 anos e que pode ajudar na cura de infectados. Atualmente, é responsável pela produção de 12 tipos de soro e sete vacinas, sendo o único fornecedor da vacina para Influenza no país.

Leia também: Araraquara (SP) vê casos de Covid-19 diminuírem em 76% após 'lockdown'

No combate a pandemia, produz a vacina CoronaVac, em parceria com o grupo biofarmacêutico chinês Sinovac Biotech. Na segunda-feira (8), o Butantan entregou mais 1,7 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde. No total 16,1 milhões já foram entregues.

Plasma convalescente

O outro tratamento contra a Covid-19 citado por Covas, é realizado com o plasma de pessoas que já se infectaram. Ele reduz o tempo de internação e previne que a doença evolua para um quadro mais grave.

“O plasma quando usado em até 72 horas, tem um papel importantíssimo na redução da gravidade dos casos”, explicou o presidente do Butantan.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças