Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Doodle (temas diários incorporados à página inicial do Google) desta quarta-feira (10) homenageia o inventor da máscara percursora do modelo N95, o Doutor Wu Lien-teh, que completaria hoje seu 142º aniversário.

Lien-teh era um epidemiologista chinês-malaio, nascido no dia 10 de março de 1879, em uma família de imigrantes em Penang (atual Malásia). Ele se tornou o primeiro aluno de ascendência chinesa a obter um doutorado na Universidade de Cambridge, e foi o grande nome da China no começo do século XX no estudo e combate de epidemias.

                                                                    (Reprodução/Wikipedia)

Leia mais: Ministério da Saúde pede ajuda à China para compra de vacina que não está no cronograma de Pazuello

Em 1910, ele investigou uma epidemia no país, que batizou de peste pneumônica. Era uma doença que se espalhou entre seres humanos por transmissão respiratória. Para combater a transmissão, o Doutor produziu uma máscara feita com gaze, algodão e camadas de pano. Esse modelo foi o percursor do modelo mais utilizado hoje, o N95.

O Dr. Wu Lien-Teh morreu em 21 de janeiro de 1960, aos 80 anos de idade. Ele foi um dos maiores nomes da história no combate à epidemias e na prevenção de doenças respiratórias.