Com aumento nos números da Covid-19, o estado de São Paulo tem entre 1.800 e 1.900 pacientes da doença à espera de leitos. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, o estado tem ocupação de leitos média em 86%.
A fila de quase 2 mil pacientes na plataforma Cross, ferramenta do governo para gestão de leitos no estados, está sendo administrada pela Secretaria da Saúde. "Lembrando que a fila não quer dizer que os pacientes não estejam sendo atendidos, eles estão, mas precisam ter acesso a leitos e melhores condições. Por isso que essa reorganização e redirecionamento de pacientes acontece", explica Patrícia.
Para atender a demanda crescente por atendimento hospitalar que se acelerou nas últimas 72h, a secretária reforçou que o governo paulista investe na criação de mais leitos e citou a abertura de 11 novos hospitais de campanha anunciada nesta semana.
O governo paulista deve anunciar novas medidas de restrição no estado na coletiva de imprensa desta quarta (10), às 13h. Em reunião com o Centro de Contingenciamento da Covid-19 na manhã de hoje, o governador do estado, João Doria, caracterizou a situação como "trágica".
A TV Cultura transmite a entrevista coletiva ao vivo, logo após o Jornal da Tarde.
Assista à reportagem do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS