Em meio ao crescimento de casos da Covid-19 no estado e a elevação crescente da ocupação de leitos nos hospitais, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou a abertura de 11 novos hospitais de campanha, com leitos para atendimento primário e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A previsão de entrega é para o dia 31 de março. As unidades não serão construídas do zero, mas serão integradas a hospitais e centros ambulatoriais que já existem.
Serão 280 novos leitos, 140 de UTI e 140 para a enfermaria. De acordo com o governo do estado, ficarão localizados em Santo André, Campinas, Tupã, Ourinhos, Santos, Itapetininga, Barretos, Fernandópolis, Botucatu, Andradina e na capital paulista.
Leia também: Vacinação de idosos entre 75 e 76 anos em SP começa no dia 15 de março
As vagas anunciadas se unem aos 500 novos leitos que já haviam sido anunciados na semana passada e também tem previsão de entrega para o final deste mês. Segundo o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, novos leitos ainda podem ser anunciados nos próximos dias.
Com a comemoração do Dia Internacional da Mulher nesta segunda-feira (8), Gorinchteyn lamentou a morte de 26.449 mulheres em decorrência da Covid-19. “São mães, avós, filhas, que hoje fazem falta e todos nós sabemos o quanto uma mulher faz falta dentro de uma família. Muito triste, não temos o que comemorar”.
Na última semana, o estado de São Paulo registrou o maior número de novas internações em toda a pandemia. Nesta segunda-feira (8), a taxa de ocupação média de UTI para casos relacionados ao novo coronavírus está em 80%, média que é de 81,2% na capital paulista.
Assista anúncio realizado em coletiva de imprensa:
REDES SOCIAIS