Notícias

Vaticano afirma que padres não podem abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo

O texto diz que a decisão não interfere na necessidade de respeito, compaixão e delicadeza com cada pessoa envolvida


15/03/2021 13h14

O Vaticano afirmou, nesta segunda-feira (15), que padres e outras autoridades da Igreja Católica não podem abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo e que se isso acontecer, elas não seriam oficiais.

O Papa Francisco aprovou a resposta, de acordo com a Congregação para a Doutrina da Fé.

Segundo o documento, "ações litúrgicas da Igreja exigem que o que é abençoado seja objetivamente ordenado a receber e expressar a graça, em função dos desígnios de Deus inscritos na criação, e não é lícito abençoar uma relação ou parceria, ainda que estável, que envolve atividade sexual fora do matrimônio, ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher". A decisão não diz respeito apenas aos casais homossexuais, mas a todas as uniões que comportam um exercício da sexualidade fora do matrimônio.

Outra razão para a decisão é, de acordo com o texto, representado pelo risco de assimilar erroneamente a bênção das uniões entre pessoas do mesmo sexo ao sacramento do matrimônio. 

O texto afirma que a resposta negativa ao abençoar a união não implica um julgamento sobre cada pessoa envolvida, que deve ser acolhida "com respeito, compaixão e delicadeza, evitando toda marca de discriminação injusta".

Leia também: Tóquio confirma início do revezamento da tocha olímpica no próximo dia 25

A Congregação para a Doutrina da Fé especifica que a resposta não exclui que bênçãos sejam dadas a "pessoas com inclinações homossexuais, que manifestem a vontade de viver em fidelidade aos desígnios revelados por Deus".



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças