Notícias

Ministério da Saúde anuncia acordo para compra de vacinas da Pfizer e Janssen

Pazuello divulgou o cronograma de entrega das doses. Serão 100 milhões de doses da Pfizer que começam a chegar em abril, e mais 38 milhões da Jenssen a partir de agosto


15/03/2021 20h15

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (15), Eduardo Pazuello anunciou que o Ministério da Saúde fechou a compra das vacinas da Pfizer e da Janssen. De acordo com o cronograma divulgado, o Brasil receberá 100 millhões de doses da Pfizer e 38 milhões da Janssen até dezembro de 2021.

As doses da Pfizer serão entregues em lotes mensais a partir de abril. Serão um milhão de doses em abril, 2,5 milhões em maio, 10 milhões em junho, outras 10 milhões em julho, 30 milhões em agosto e 46,5 milhões a partir de setembro.

Leia também: Fiocruz anuncia entrega de vacinas produzidas no Brasil a partir desta quarta (17)

Os imunizantes da Janssen só chegam ao Brasil no segundo semestre. Serão 16,9 milhões de doses em agosto e mais 21,1 milhões em novembro. Vale lembrar que essa vacina é dose única, ao contrário das que estão sendo aplicadas no país atualmente.

Mesmo com os acordos estabelecidos, Pazuello admitiu que o cronograma de entregas pode ser alterado. “O cronograma previsto é para ser alterado. Quando a fabricante não entrega, quando a linha de produção para, quando acontece qualquer dificuldade na legalização das doses”, afirmou o ministro.

A aplicação da vacina da Pfizer pode começar a partir do momento que as doses chegarem, pois tem a autorização da Anvisa para uso definitivo. Então, a partir da abril, deverá ser distribuída para estados e municípios.

A vacina da Janssen ainda não tem autorização, nem para o uso emergencial. Mas a Anvisa, em 18 de janeiro, emitiu um certificado de boas práticas na fabricação.

Além dessas duas vacinas, o Brasil já faz parta no Plano Nacional de Imunização (PNI) a Coronavac e a vacina de Oxford. A Covaxin e a Sputnik V também possuem contratos fechados com o Ministério da Saúde, mas ainda não receberam autorização.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças