Notícias

"Brasil se tornou uma ameaça à saúde pública mundial”, comenta Pedro Hallal sobre a Covid-19

O coordenador do maior estudo epidemiológico do novo coronavírus do país afirma que os brasileiros vivem uma "situação caótica"


15/03/2021 22h27

O doutor em epidemiologia e coordenador do maior estudo epidemiológico de Covid-19 do Brasil Pedro Hallal foi um dos entrevistados do Roda Viva especial sobre vacinas contra o novo coronavírus nesta segunda-feira (15).

Ao responder a pergunta da jornalista Milena Teixeira (jornalista da Rádio BandNews FM) sobre a possibilidade do Brasil se tornar uma “fábrica de variantes” do novo vírus devido a falta de um lockdown, o especialista declarou que o país vive uma situação caótica e que se tornou uma “ameaça à saúde pública mundial”.

“Essa situação das variantes é como a história do ovo e da galinha. Tanto as variantes circulando fazem com que haja mais infecções, quanto, quanto mais infecções mais variantes podem surgir”, explicou.

O coordenador do Epicovid-19 também chamou atenção para a necessidade das autoridades de saúde, como a OMS (Organização Mundial da Saúde), voltarem atenções para o Brasil. Segundo ele, “é eticamente inaceitável que não tenhamos uma grande quantidade de vacinas disponíveis nesse momento.”

Assista ao trecho: 


Além de Pedro Hallal, o programa contou com as participações de Carla Domingues, epidemiologista e ex-coordenadora do Plano Nacional de Imunização, e Cristiana Toscano, única integrante sul-americana da Iniciativa Global pelas Vacinas da Organização Mundial de Saúde.

Participaram da bancada de entrevistadores Maria Manso (repórter da TV Cultura), Milena Teixeira (jornalista da Rádio BandNews FM), Thomas Conti (professor de Economia do Insper e IDP, Ceo da AED Consulting e divulgador científico), Jaqueline Sordi (bióloga e jornalista da Agência Lupa e do Observatório do Clima) e Sérgio Spagnuolo (editor do Núcleo Jornalismo e do Science Pulse).

Assista ao programa na íntegra:

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças