O Instagram divulgou nesta terça-feira (16) novos recursos e políticas de segurança para menores de idade. A partir de hoje, adultos não poderão enviar mensagens para adolescentes que não os seguem.
Ao fazer essa tentativa, os usuários adultos receberão uma notificação avisando que o recurso de mensagem direta não está disponível. As atualizações são para o mundo todo e tem o objetivo de "manter os membros mais jovens da comunidade a salvo".
A empresa afirma que o recurso utiliza a idade informada na hora do cadastro e uma inteligência artificial para confirmar se a informação está correta. De acordo com as políticas do aplicativo, é preciso ter pelo menos 13 anos para fazer uma conta.
Além desse recurso, o Instagram irá notificar os usuários menores quando um adulto que já exibe "comportamentos potencialmente suspeitos" estiver interagindo com eles em DMs (mensagens diretas). Segundo o comunicado, para identificar o comportamento suspeito, o aplicativo vai considerar contas que tentam seguir ou enviar mensagens para muitos menores de idade.
“Há casos em que é apropriado que adultos e adolescentes interajam no Instagram, mas é importante que os adolescentes sejam protegidos contra o contato indesejado de adultos. Isso coloca os adolescentes no assento do motorista e lhes dá mais controle sobre suas experiências no Instagram", afirma Larry Magid, CEO do ConnectSafely, colaborador do Instagram.
A companhia informou que irá testar, ao longo das próximas semanas, maneiras de tornar mais difícil para adultos, que exibirem esse comportamento, encontrar menores de idade na ferramenta de "sugestões para você", que indica contas para seguir.
Leia também: Instagram disponibiliza central de informações sobre Covid-19
"Estamos avaliando medidas adicionais que podemos tomar para proteger os jovens no Instagram, incluindo configurações de privacidade adicionais. Teremos mais para compartilhar nos próximos meses", afirma a empresa em nota.
REDES SOCIAIS