O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou neste sábado (1º) a imposição de tarifas de 25% sobre produtos dos Estados Unidos. A medida é uma resposta às taxas adotadas pelo governo de Donald Trump.
Trudeau afirmou que o trabalho está feito em conjunto com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.
Leia mais: Papa Francisco tropeça no Vaticano após bengala quebrar
O primeiro-ministro informou que US$ 30 bilhões entrarão em vigor na terça-feira (4), já outros US$ 125 bilhões serão aplicados em 21 dias.
Além disso, Justin Trudeau encorajou os canadenses a comprar produtos canadenses e passar férias no Canadá, em vez de nos EUA.
Trudeau alertou que as tarifas prejudicariam os Estados Unidos, um aliado de longa data.
Entenda medidas de Trump
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta sexta-feira (31) a imposição de tarifas de 25% sobre produtos importados do Canadá e do México.
Além disso, o presidente Donald Trump anunciou que aplicará uma taxa de 10% sobre produtos provenientes da China. A medida entra em vigor neste sábado, 1º de fevereiro. Leavitt não forneceu mais detalhes sobre a taxação nem especificou quais produtos serão afetados. Ela também se recusou a comentar se haverá isenções.
Segundo Trump, a taxação sobre o Canadá e o México foi imposta devido à “permissão de uma invasão ilegal de migrantes”, enquanto a China foi alvo da medida “pelo fentanil ilegal que eles obtiveram e permitiram distribuir em nosso país, matando dezenas de milhões de americanos”.
REDES SOCIAIS