Estados da região Sul do país batem recorde mensal de mortes antes mesmo de março terminar
Em 16 dias, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul já registraram um número superior de óbitos por Covid-19 do que nos meses com mais mortes
17/03/2021 19h18
Antes mesmo de março acabar, os três estados da região Sul do Brasil bateram recorde de mortes por Covid-19 em único mês segundo o consórcio de veículos de imprensa em parceria com as Secretarias de Saúde.
Em 16 dias, o Paraná registrou 2.245 óbitos por Covid-19. O recorde anterior era de janeiro de 2021, quando o estado havia registrado 2.041 mortes. Em Santa Catarina, foram 1.600 mortes, e o recorde era de dezembro de 2020 com 1.491. O Rio Grande do Sul chegou a marca de 3.214 mortes neste mês, e o recorde também era de dezembro com 2.059.
Leia também: Lula pede que Biden convoque G20 para garantir distribuição global de vacinas
Além do alto número de mortes, os três estados também têm em comum o colapso no sistema de saúde. Não há leitos de UTI para os infectados pelo coronavírus. No Rio Grande do Sul, por exemplo, foi registrado uma taxa de ocupação de 109%. Há hospital que precisou alugar contêiner refrigerado para colocar pacientes mortos.
Para conter o avanço do vírus, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), prorrogou até 1º de abril as medidas de restrição, que foram implementadas em 10 de março.
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), afirmou que as pessoas devem aprender a conviver com o vírus, e estuda reduzir as restrições no estado com limitação de horários e lotação de estabelecimentos.
Já Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, avalia a situação do estado e pretende fazer alterações no distanciamento social a partir da próxima semana.
REDES SOCIAIS