Notícias

COPOM eleva taxa básica de juros de 2% para 2,75% ao ano

É a primeira alta da Taxa Selic desde 2015, no governo de Dilma Rousseff (PT)


17/03/2021 21h50

O COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) elevou a taxa básica de juros nesta quarta-feira (17). A Taxa Selic subiu de 2% para 2,75% ao ano. É a primeira alta desde 2015, no governo de Dilma Rousseff (PT).

Na última reunião, o comitê já sinalizava a necessidade de subir os juros pra conter a inflação. De acordo com o economista Gesner Oliveira, a decisão foi acertada. Ele considera ser possível manter a taxa em um patamar baixo para não comprometer uma retomada futura da economia.

“A meta de inflação é 3,75%, o teto é 5,25%. Estamos próximos a isso. Qualquer choque adicional pode nos levar fora desse intervalo, e isso seria muito ruim para a economia, então acho que é o momento de elevar os juros”, comenta

A Selic estava no menor nível da história. Agora em 2,75%, a expectativa é que ela continue subindo. Segundo o último boletim do Banco Central, o mercado espera uma taxa de 4,5% até o final do ano.

Leia Também: Lula pede que Biden convoque G20 para garantir distribuição global de vacinas

Para o ex-diretor do BC Alexandre Svio ainda vai levar um tempo até que a elevação proposta pelo COPOM faça efeito no mercado. “A resposta da economia a taxa de juros não será agora. Ela vai acontecer, se valem os modelos, em um ano, um ano e meio mais ou menos lá pra frente. É um efeito, que, na verdade, vai se materializar no primeiro ou segundo trimestre de 2022”, explica.

Além do controle da inflação, a taxa serve de parâmetro para os juros praticados no país. Por isso, setores produtivos manifestaram preocupação com a decisão do COPOM. Eles temem que a elevação da taxa encareça ainda mais o crédito para empresas.

O Diretor da FEA-PUCSP Antonio Correa de Lacerda, o Banco Central está dando uma resposta ao crescimento da inflação. “Eles (BC) estão cautelosos porque a situação da economia como um todo é muito delicada. Se você subir muito intensamente a taxa de juros você vai aprofundar a crise. Vai gerar mais desemprego e o PIB vai cair mais”, expõe.

Assista à matéria sobre a elevação da Taxa Selic que foi ao ar esta quarta-feira (17) no Jornal da Cultura.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças