Notícias

Agência reguladora da União Europeia classifica vacina de Oxford como segura e eficaz

Órgão analisou suspeita de formação de coágulos em pacientes que receberam doses do imunizantes


18/03/2021 17h15

A agência reguladora de medicamentos da União Europeia defendeu que a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca é segura e eficaz,.

A declaração foi feita nesta quinta-feira (18), depois que o órgão investigou formações de coágulos (pequena massa quase sólida de sangue) em pessoas que receberam o imunizante. Também foi informado que não existem indícios de relação entre a vacina e casos de trombose em pessoas idosas.

Leia Também: Mais de 400 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no mundo

Pelo menos 13 países do continente interromperam o processo de imunização com a vacina de Oxford por causa das suspeitas, entre eles, Itália, Alemanha, França, Portugal e Espanha.

A agência manifestou que continuará o acompanhamento da vacinação na Europa e que os benefícios trazidos pela aplicação das dose superam os possíveis riscos.

Vacinação no Brasil

No Brasil, a vacina de Oxford e AstraZeneca em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) é um dos imunizantes do PNI (Plano Nacional de Imunização), ao lado da CoronaVac, do laboratório Chinês Sinovac e do Instituto Butantan.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que concedeu autorização para o uso emergencial do medicamento, já declarou que não há evidências de casos de trombose ou embolia pulmonar em pacientes brasileiros que receberam as doses.

Eficácia contra a cepa brasileira

Tanto a vacina de Oxford quanto a da Pfizer são eficazes contra a variante brasileira do movo coronavírus. Os primeiros resultados de uma pesquisa mostram que a variante chamada de P1, identificada pela primeira vez em Manaus, é menos resistente a estes imunizantes. A vacina da Pfizer já tem registro definitivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), mas ainda não está disponível.

Assista a matéria do Jornal da Tarde sobre o tema das vacinas que foi ao ar esta sexta-feira (19).


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças