Para 79% dos brasileiros a pandemia do novo coronavírus está fora de controle; 18% dizem que está em parte controlada; para 2% está totalmente controlada e 1% não sabe, segundo dados de uma pesquisa do Instituto Datafolha publicada na última quinta-feira (18) no site da Folha de S. Paulo.
O levantamento foi realizado por telefone nos dias 15 e 16 de março e ouviu 2.203 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa mostra ainda que 55% dos brasileiros têm muito medo de ser infectado pelo coronavírus, número é o mais alto já registrado, em janeiro eram 44%; 27% têm um pouco de medo; 12% declararam não ter medo e 7% falaram que já contraíram a doença.
Entre os que têm muito medo de contrair a doença, as mulheres representam maior número, são 61% ante 48% dos homens. Entre os mais velhos, 58% dos que têm 45 anos ou mais dizem ter muito medo, ante 48% da parcela entre 16 e 24 anos. Para os moradores do Nordeste, 61% têm muito medo de se infectar, enquanto na região Sul, o índice é de 44%.
O levantamento mostra também que houve um aumento significativo do medo entre os homens. Em janeiro, 33% deles disseram ter muito medo de contrair a doença, agora são 48%. Entre as mulheres o índice foi de 55% para 61%. O mesmo ocorreu com os mais jovens (de 16 a 24 anos), em janeiro, 34% revelaram ter muito medo, agora o índice é de 48%.
Leia também: Auxílio Emergencial: O que já se sabe sobre a volta do benefício
REDES SOCIAIS