Notícias

Bolsonaro aciona STF para impedir fechamento do comércio não essencial no DF, RS e BA

Presidente quer que as medidas sejam determinadas por leis aprovadas pelo Legislativo e não por decretos dos governadores


19/03/2021 12h04

O Presidente da República acionou, na última quinta-feira (18) o Supremo Tribunal Federal (STF), para que os decretos dos governos da Bahia, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, que impõem restrições contra a Covid-19, sejam derrubados

Na solicitação, Bolsonaro quer que o fechamento dos serviços não essenciais não seja mais definido pelos governadores, e sim por uma lei que seja aprovada pelo Legislativo.

Na prática, o pedido do presidente dificultaria ações imediatas para diminuir o contágio do novo coronavírus e mortes decorrentes da Covid-19, uma vez que a aprovação de uma lei envolve mais pessoas e requere mais tempo que um decreto estadual.

Leia mais: Média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil chega a 2.096 e bate novo recorde

Bolsonaro afirmou, em live realizada ontem à noite, que entrou com uma “ação direta de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal exatamente buscando conter esses abusos. Entre eles, o mais importante, é que a nossa ação foi contra decreto de três governadores.”

Atualmente, a maioria dos estados brasileiros enfrentam alta taxa de ocupação de leitos de UTI, aumento de casos e mortes pela Covid-19.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças