Mesmo faltando mais de 10 dias para acabar, março de 2021 se tornou o mês mais letal da pandemia do novo coronavírus. Até o último levantamento, divulgado na noite da última sexta-feira (19), o país ultrapassou a marca dos 35,5 mil mortos. Antes disso, o mês com o maior número de óbitos tinha sido julho de 2020, com 32.912.
São 58 dias consecutivos que a média diária de mortes por Covid-19 no Brasil está acima de mil, a mais longa sequência desde o início da pandemia. Nesta última semana, o país alcançou mais uma marca negativa. Foram quatro dias seguidos que foram registrados mais de dois mil óbitos diários.
Leia também: Por que há casos de pessoas que pegam Covid-19 no intervalo entre as doses das vacinas?
A atual situação do país reflete em alguns estados. Na região sul, por exemplo, todos os estados também estão no mês mais letal e com os hospitais colapsados. No Rio Grande do Sul, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para tratamento de Covid-19 ultrapassou os 100%.
Mas não são só os estados do sul que estão com os números elevados de mortes. Ao todo, Vinte e uma unidades da federação, incluindo o Distrito Federal, apresentam alta no índice de óbitos. Apenas dois estados estão em queda e quatro estão estáveis.
O Brasil registra 290.525 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.
REDES SOCIAIS