Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

Os carros movidos a eletricidade são uma realidade. Estados Unidos, China, Japão e países da Europa começam apresentar propostas para população e montadoras aderirem cada vez mais ao modelo. Para ter uma noção, de acordo com dados da Associação das Montadoras Europeias de Automóveis, 540 mil carros elétricos foram vendidos na Europa ocidental apenas ano passado e superaram, pela primeira vez, aqueles movidos a diesel. 

A Tesla, empresa pioneira nos modelos elétricos do magnata Elon Musk, atingiu em 2020 o valor de mercado de U$ 670 bilhões do dólares, a melhor cotada entra as grandes montadoras.

Do fator ambiental até a fácil usabilidade, estes veículos trazem uma série de vantagens aos consumidores. Confira algumas delas abaixo.

Redução da emissão de CO2

Uma das principais vantagens que os carros elétricos oferecem é a redução da emissão de dióxido de carbono, também conhecido como CO2 ou gás carbônico. Ele é um dos gases do efeito estufa e, dentre outras coisas, é gerado pela queima de combustíveis como gasolina e diesel. Em grande concentração na atmosfera, pode contribuir para mudanças climáticas.

Quanto mais veículos automotivos elétricos rodando nas cidades, menos CO² será emitido nas áreas urbanas, já que não necessitam da combustão de combustíveis.

Fácil Carregamento

As baterias desses veículos podem ser carregadas facilmente em casa, por meio de tomadas de 110 V, 220 V ou no carregador que a própria montadora disponibiliza, o chamado Wallbox. O tempo médio de carregamento é entre oito a 12 horas.

De acordo com o colunista do Guia do Carro Sérgio Quintanilha, o consumidor vai perder apenas cerca de dois minutos no carregamento do automóvel. “Vai ser um minuto quando você chega em casa, pega o cabo e pluga na tomada e mais um minuto quando você desliga e guarda o cabo no dia seguinte. Enquanto isso, você toma banho, janta, passeia com o cachorro e dorme. A pessoa vai perder menos tempo do que se perde hoje, por exemplo, ela não vai mais precisar ficar esperando na fila de um posto de gasolina”, explica.

Também é possível abastecer em cerca de 30 minutos em pontos de carregamento rápido que as montadoras estão instalando nas cidades, em lugares estratégicos como shoppings, aeroportos e outros.

Usabilidade

Os carros híbridos ou 100% elétricos apresentam algumas facilidades para o motorista. Em geral, não precisam de troca de marcha e entregam uma resposta de potência e velocidade mais imediata.

Em alguns modelos existe o sistema de One Pedal Drive, em que o condutor só utiliza o pedal do acelerador para conduzir e, ao tirar o pé do pedal, faz o veículo frear aos poucos.

O equilíbrio do automotivo também é melhor, tendo em vista que a bateria é mais bem distribuída no assoalho.

A diminuição de problemas e preocupações com o motor é outra vantagem. O gerente de produtos e preços da Porsche Leandro Rodrigues Sabes comenta que, “o motor elétrico tem menos componentes motor à combustão, o que implica em menos custos e menos visitas ao mecânico”.

Leia Também: Fórmula E: Sette Câmara vibra com início de temporada e inédita largada na primeira fila

Menos barulho

Diferente dos motores à combustão, os motores dos veículos eletrificados têm menos ruídos e são bem mais silenciosos. “Se você pensar em uma sociedade, como o planeta era há alguns séculos atrás, que não havia barulho nenhum, e hoje há em todo lugar, se você tem um automóvel que reduza essa poluição acústica, isso já ajuda”, diz Quintanilha.

Resposta imediata do motor

A performance de um carro elétrico é mais imediata. Segundo o gerente de produtos da Porsche, “eles oferecem uma entrega de força em tempo zero e vão de zero à cem quilômetros por hora em um tempo muito curto”. Quando o motorista aciona o acelerador, a arrancada se torna muito mais veloz.

Essa entrega está relacionada à rápida disponibilidade do torque nestes veículos, como explica Sérgio Quintanilha. “O torque máximo que você atinge só vai chegar em determinadas faixas de giro do motor em um carro à combustão, a 2000 giros, 4000 giros, 5000 giros... no carro elétrico, você pisou, o torque já está disponível. O carro de Fórmula E, por exemplo, tem uma arrancada fantástica, porque ele não precisa estar em um determinado nível de regime de rotações. A forma com que o carro entrega a performance é muito mais emocionante”, expõe.

Outra diferença é a eficiência do motor, que é cerca de 90%, enquanto em automóveis mais convencionais chega até 35%.

Futuro dos automóveis

O futuro parece apontar para um crescimento do mercado de carros elétricos. Montadoras estão investindo pesado na produção destes produtos e governos de países da Europa como França, Alemanha e Holanda optaram por garantir incentivos para que indústrias e consumidores abandonem veículos movidos a diesel e gasolina.

A partir de 2030, será proibida a comercialização de automóveis a diesel e gasolina no Reino Unido, o que confirma ainda mais a vontade dos governantes de aderir a este modelo.

Para Leandro Rodrigues, o ambiente que se apresenta para estes novos meios de funcionamento e transportes é positivo. Ele cita o Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países, que entre outras metas, tem o objetivo de diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera. “Nossa sociedade demanda cada vez mais de modelos mais limpos de meios de transportes, nos preocupamos cada vez mais com a emissão de CO2. Nas próximas décadas, podemos ver os carros elétricos se equiparando e ultrapassando os carros de motor à combustão. Neste sentido, parece uma profecia auto-realizada”, declara.

Assista ao episódio do programa Matéria de Capa que focou no mercado dos veículos elétricos.