Roda Viva: Economista afirma que pandemia escancarou problemas econômicos e desigualdade social
Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, é convidado do Roda Viva desta segunda-feira (22)
22/03/2021 23h01
No Roda Viva desta segunda-feira (22), Vera Magalhães recebe o economista Gustavo Franco, ex-diretor da área internacional e presidente do Banco Central, além de secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, entre 1993 e 1999.
O jornalista Cristiano Romero indaga o economista sobre a alta informalidade no país e como a pandemia deu luz essa realidade. Segundo Franco, a pandemia escancara os problemas econômicos e da desigualdade social no Brasil. Essa situação poderia ter sido evitada com reformas.
“Tínhamos que ter feito reformas anos atrás, e que trariam uma situação para esse momento. Perdemos tempo. Temos que construir uma economia que crie oportunidades, crie potencial de crescimento e moderna”, analisa o entrevistado.
Franco critica a demora do país para executar essas mudanças e acusa os brasileiros de gostarem de “soluções mágicas”.
Leia também: "Tem risco de não cumprir o que promete", diz economista no Roda Viva sobre o auxílio emergencial
Ele ainda relembra o manifesto assinado por ele e outros economistas, que propõe um programa de transferências diretas para os informais. Ainda ressalta que não é a única solução para a solução da informalidade no país: “vamos resolver com resolver com reforma tributária e trabalhista”.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores Alexa Salomão (editora de Mercado do jornal Folha de S.Paulo), Marcello Corrêa (coordenador de Economia em Brasília do Jornal O Globo), Mara Luquet (jornalista do MyNews), Cristiano Romero (diretor adjunto de Redação e colunista do Valor Econômico) e Márcio Kroehn (editor-chefe do E-Investidor).
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS