Os prefeitos do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) e de Niterói Axel Grael (PDT) anunciaram na última segunda-feira (22) uma série de medidas rígidas para o feriado que acontece entre 26 de março e 4 de abril no estado. Apenas serviços considerados essenciais permanecerão abertos, em uma estratégia para frear o avanço do vírus nas duas cidades.
Deverão fechar os comércios considerados não essenciais, como shoppings, baladas, museus, galerias, bibliotecas, salões de beleza, clubes, quiosques, parques de diversão, escolas, universidades e creches. Bares e restaurantes só poderão atender no sistema drive-thru ou delivery.
Ficarão abertos os supermercados, farmácias, atacadistas, pet shops, lojas de material de construção, locadoras de carros, serviços funerários, bancos, hospitais, mecânicas e hotéis.
As medidas publicadas em decreto anterior também permanecem proibidas, como a realização de eventos e festas em áreas públicas e particulares, incluindo rodas de samba, a permanência de indivíduos nas areias das praias, em qualquer horário, a entrada de ônibus e demais veículos de fretamento, como ônibus de turismo, e o estacionamento de veículos em toda a orla marítima, exceto para moradores, idosos, pessoas com deficiência, hóspedes de hotéis e táxis.
"Nenhum de nós toma essa decisão feliz ou por prazer. Fizemos mais por necessidade e ouvindo a ciência. Entendemos as dificuldades sociais e econômicas, mas as medidas são necessárias, é para a preservação de vidas", disse o prefeito Eduardo Paes, segundo texto publicado pelo site da prefeitura do Rio.
Leia também: Bolsonaro se reúne nesta quarta-feira (24) com chefes de poderes, ministros e governadores
Em São Paulo, a prefeitura decidiu antecipar 5 feriados municipais para conter o avanço dos casos de Covid-19 na capital. Dois feriados são deste ano e três são do ano de 2022. Serão antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril os feriados de Corpus Christi (2021 e 2022), Consciência Negra (2021 e 2022) e o aniversário da cidade em 2022.
REDES SOCIAIS