Começa nesta sexta-feira (26) o megaferiado em São Paulo. A prefeitura decidiu, no dia 18 de março, antecipar cinco feriados com a intenção de aumentar o isolamento social e conter o avanço da Covid-19 na cidade. Serão antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1° de abril os feriados de Corpus Christi (2021 e 2022), Consciência Negra (2021 e 2022) e o aniversário da cidade em 2022.
Veja o novo calendário:
- 26 de março - sexta-feira - feriado municipal
- 27 de março - sábado
- 28 de março - domingo
- 29 de março - segunda-feira - feriado municipal
- 30 de março - terça-feira - feriado municipal
- 31 de março - quarta-feira - feriado municipal
- 1° de abril - quinta-feira - feriado municipal
- 2 de abril - sexta-feira - feriado nacional (Paixão de Cristo)
- 3 de abril - sábado
- 4 de abril - domingo
Entre as medidas válidas para esse período, está o toque de recolher das 20h às 5h todos os dias.
Leia também: Governo Federal exonera Elcio Franco do cargo de Secretário-executivo da Saúde
Veja como fica o funcionamento dos serviços em SP nos feriados
Bancos
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informa que "os bancos irão dar prioridade ao atendimento por seus canais digitais nas localidades em que houver a antecipação de feriados ou com restrições mais rigorosas de isolamento social."
A Federação também alerta que "os pagamentos que caírem nas datas dos feriados antecipados continuam com o mesmo prazo."
Serviços estaduais
Detran: As seis unidades do Detran na capital, localizadas nos postos do Poupatempo, permanecerão fechadas para atendimentos presenciais enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo.
Poupatempo: Os 82 postos do Poupatempo em todo o estado também permanecerão fechados enquanto durar a fase emergencial do Plano São Paulo.
A recomendação é utilizar os serviços digitais dos órgãos.
Viagens
Apesar de não haver barreiras sanitárias na capital, a recomendação da prefeitura é para que as pessoas permaneçam em isolamento em casa.
Supermercados
Por serem considerados serviços essenciais durante a pandemia, não irão adotar a antecipação dos feriados.
Educação
Desde a quarta-feira (17) um milhão de alunos da rede municipal de São Paulo iniciaram, antecipadamente, o período de recesso, que seria no mês de julho, conforme o calendário escolar. As escolas particulares poderão funcionar, mas com ensino remoto.
Parques
Com a fase emergencial do Plano São Paulo, o acesso a parques e praias e as celebrações religiosas e esportivas coletivas estão temporariamente suspensos. As medidas ficam em vigor até o dia 30 de março.
Cultura
A prefeitura da capital informa que os atendimentos presenciais de todos os espaços culturais da cidade de São Paulo continuam suspensos durante a Fase Emergencial do Plano São Paulo.
Esportes
Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) permanecerão fechados enquanto perdurar a Fase Emergencial. Não haverá atendimento presencial em nenhuma unidade, não será permitido nenhum tipo de atividade, e foram suspensos todos os eventos esportivos.
Assista a matéria do Jornal da Tarde:
REDES SOCIAIS