Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio



Morreu, nesta terça-feira (30), o psicanalista, escritor e dramaturgo italiano Contardo Luigi Calligaris (1948-2021), aos 72 anos de idade. Nascido em Milão (ITA) e radicado no Brasil, foi autor de diversas obras literárias de destaque e desde 1999 escrevia em uma coluna do jornal Folha De São Paulo.

Contardo faleceu de causa não divulgada, e teve sua morte informada inicialmente pelo filho, o diretor de cinema Max Calligaris, em postagem nas redes sociais.

Apesar de italiano, Calligaris graduou-se primeiramente em Epistemologia Genética, na Suíça, e, em seguida, fez doutorado em Semiologia. Não satisfeito, entrou para o curso de Psicanálise da Universidade de Provence, na França. Ele chegou ao Brasil na década de 80, onde conheceu a futura mãe de seus três filhos, Eliana Calligaris.

Membro da Escola Freudiana de Paris, em 1975, o psicanalista escreveu diversas obras de relevância ao longo de sua carreira como escritor. Dentre elas, estão: Crônicas do Individualismo Cotidiano (1996); A Adolescência (2001); Cartas a Um Jovem Terapeuta (2004); e O Conto do Amor (2008).

Assista participação do psicanalista no Café Filosófico: