Banco Central autoriza a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp
Com a decisão, o aplicativo passa a ser uma ferramenta de envio de dinheiro entre usuários. Tarifa cobrada pela transação será definida pelo próprio app
30/03/2021 21h47
O Banco Central concedeu, nesta terça-feira (30), autorizações que permitem transferências bancárias pelo WhatsApp. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada e receberá a classificação de “iniciador de pagamentos”.
A instituição brasileira também concedeu autorizações para Visa e Mastercard como “arranjos de pagamento”, que consiste em transferência, depósito, pré-pago e doméstico.
De acordo com o modelo autorizado pelo Banco Central, o WhatsApp apenas iniciará as transações entre cliente e instituições financeiras. Para isso, a credencial a ser utilizada no aplicativo é o número do cartão de débito ou pré-pago de bandeiras Visa ou MasterCard.
As operações poderão ser feitas a partir da data que o aplicativo disponibilizar a funcionalidade ao cliente e a tarifa cobrada pela transação bancária será definida pelo próprio aplicativo.
Tanto o Banco Central, quanto o WhatsApp se manifestaram em relação a decisão. A instituição brasileira acredita que a medida pode levar a redução nos custos de transações financeiras no país. Vale lembrar que esse custo já abaixou depois da aprovação do PIX.
O aplicativo americano disse que recebeu a notícia com muita satisfação e que está empenhado em disponibilizar essa funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível.
Leia também: Prêmio da Mega da Virada pode ser o maior já 'esquecido' da história da Caixa
É importante ressaltar que as autorização concedidas pelo Banco Central não incluem os pedidos de Visa e Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao programa Facebook Pay. Eles ainda seguem em análise.
REDES SOCIAIS