Notícias

Banco Central autoriza a realização de transferências bancárias pelo WhatsApp

Com a decisão, o aplicativo passa a ser uma ferramenta de envio de dinheiro entre usuários. Tarifa cobrada pela transação será definida pelo próprio app


30/03/2021 21h47

O Banco Central concedeu, nesta terça-feira (30), autorizações que permitem transferências bancárias pelo WhatsApp. A empresa Facebook Pagamentos do Brasil foi aprovada e receberá a classificação de “iniciador de pagamentos”.

A instituição brasileira também concedeu autorizações para Visa e Mastercard como “arranjos de pagamento”, que consiste em transferência, depósito, pré-pago e doméstico.

De acordo com o modelo autorizado pelo Banco Central, o WhatsApp apenas iniciará as transações entre cliente e instituições financeiras. Para isso, a credencial a ser utilizada no aplicativo é o número do cartão de débito ou pré-pago de bandeiras Visa ou MasterCard.

As operações poderão ser feitas a partir da data que o aplicativo disponibilizar a funcionalidade ao cliente e a tarifa cobrada pela transação bancária será definida pelo próprio aplicativo.

Tanto o Banco Central, quanto o WhatsApp se manifestaram em relação a decisão. A instituição brasileira acredita que a medida pode levar a redução nos custos de transações financeiras no país. Vale lembrar que esse custo já abaixou depois da aprovação do PIX.

O aplicativo americano disse que recebeu a notícia com muita satisfação e que está empenhado em disponibilizar essa funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível.

Leia também: Prêmio da Mega da Virada pode ser o maior já 'esquecido' da história da Caixa

É importante ressaltar que as autorização concedidas pelo Banco Central não incluem os pedidos de Visa e Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao programa Facebook Pay. Eles ainda seguem em análise.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças