Notícias

OMS pede para que pessoas não usem ivermectina no tratamento contra Covid-19

Medicamento é alvo de campanhas de desinformação e pode causar efeitos colaterais graves a quem faz uso descontrolado


01/04/2021 10h16

A Organização Mundial da Saúde divulgou, na última quarta-feira (31), uma nota pedindo para que as pessoas parem de usar ivermectina no tratamento contra a Covid-19. O medicamente é alvo de campanhas de desinformação e pode causar efeitos colaterais graves se usado incorretamente.

Leia também: HC-Campinas confirma hepatite medicamentosa em paciente que usou os medicamentos do "kit-covid"

Para chegar à conclusão de que a ivermectina não deve ser usada, a OMS obteve dados de 16 ensaios clínicos sobre o medicamento.

Segundo os especialistas, não há dados que afirmem que o medicamento reduz a mortalidade ou o tempo de internação do coronavírus. Em contrapartida, o uso contínuo do remédio representa grave risco ao fígado.

A nota da OMS destaca que a suspensão do uso deve ocorrer independentemente da gravidade da manifestação da doença. A entidade também ressalta que a droga pode ser usada em ensaios clínicos que buscam definir qual o impacto do remédio nos pacientes de Covid-19.


No Brasil, a ivermectina é divulgada como parte do "Kit Covid", formado por remédios que comprovadamente não combatem ou evitam a doença.

A droga já foi tema de diversas agências de checagem, como a Aos Fatos. Uma das principais técnicas de promoção de notícias falsas sobre o medicamento é a divulgação de estudos clínicos que nunca existiram. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é um dos que promovem o uso do remédio.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças