Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Neste domingo (4) é celebrado a Páscoa. Na pior fase da pandemia, reforçar o sentido mais profundo da data se faz ainda mais necessário. Em entrevista ao Jornal da Tarde, o padre Júlio Lancellotti deixou uma mensagem de solidariedade para reforçar os significados do dia.

O padre ressaltou a situação difícil que a população brasileira vive por causa da Covid-19 e disse que o momento pede cuidado com a vida e solidariedade com os mais prejudicados.

“Esse ano a Páscoa será muito marcada, como a do ano passado, mas esse será ainda maior, pelo número de mortes, de doentes, da quantidade de pessoas que estão sofrendo, desempregadas, vivendo uma situação de indigência. Celebrarmos a paixão de Cristo é celebrarmos a paixão de nosso povo, o sofrimento do nosso povo, mas nós queremos chegar na Páscoa. Esse ano a Páscoa é vacinação em massa, é saúde, são as pessoas perderem o medo de viver dessa maneira tão difícil, é sair de tudo que é morte, dominação e preconceito. É sair do discurso de ódio para sermos irmãos uns dos outros”, diz.

Leia Também: Quem tem direito ao auxílio emergencial 2021? Consulta oficial será liberada em 2/4

Este ano, também por causa da pandemia, rituais tradicionais da igreja católica como o lava-pés e o beijo na cruz não acontecerão. Todas as celebrações do Tríduo Pascal que se iniciam nesta quinta (1º) serão realizadas de forma virtual. Segundo Lancellotti, apesar das celebrações presenciais não estarem permitidas, “estarão todos unidos celebrando a fé”.

O padre aproveitou para relembrar que a Páscoa é um período de solidariedade entre religiões e para criticar aqueles que utilizam delas para propagar o ódio e o preconceito.

“A Páscoa é sair de todo tipo de escravidão. Você não precisa ter religião para sair da escravidão, você precisa ser humano. Não aceitar a tortura, o racismo, a homofobia, a transfobia, tudo isso a religião pode ajudar, mas existem pessoas que usam da religião para descriminar. A religião supõe humanidade, você não pode ser religioso e ser desumano”, completa

Assista à entrevista completa com o padre Júlio Lancellotti que foi ao ar esta quinta (1º) no Jornal da Tarde.