A gestão pública diante da pandemia no Brasil é tema do Opinião desta quinta-feira (1º). O país registrou 66.868 mortes por Covid-19 apenas no mês de março de 2021 e contabiliza mais de 300 mil óbitos ao todo.
Para a cientista política Gabriela Lotta, professora de Administração Pública da FGV, a tragédia não era imprevisível e a omissão do Governo Federal é responsável pelo número.
"Toda a comunidade científica está, há mais de um ano, batendo na tecla de quais seriam as ações necessárias para enfrentar a pandemia, mas nós claramente temos um desgoverno que, não só com várias omissões, mas também com decisões deliberadas, nos levou a essa tragédia", diz.
Leia também: SP lança cadastro obrigatório para vacinação de profissionais da educação
Lotta ainda ressalta que o Brasil poderia ter obtido melhores resultados diante da crise: "Essa tragédia tem contornos ainda piores se a gente olha para o que poderíamos ser. O Brasil tem o maior sistema público de saúde do mundo. Nós temos expertise de combater outras emergências sanitárias. Mas, claramente, nós temos um desgoverno que, não só não agiu no sentido de coordenar os esforços, mas pelo contrário, consegui descoordenar o nosso enfrentamento".
Também participa da edição a professora e pesquisadora da faculdade de Saúde Pública da USP Deisy Ventura. Com apresentação de Andresa Boni, o programa inédito vai ao ar às 20h30, na TV Cultura, no YouTube e no site da emissora.
REDES SOCIAIS