Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Às vésperas da comemoração da Páscoa, o programa Linhas Cruzadas desta quinta (1) discute o personagem Deus na teologia cristã e judaica. No bate-papo, o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama abordam a figura bíblica de Jó e o que ela significa nas escrituras. 

"A teologia israelita antiga não trabalha com a noção de retribuição, de que você deve ficar querendo agradar a Deus no sentido de seduzi-lo e você vai receber algo em troca. [...] O livro de Jó mostra que a relação com Deus é, antes de tudo, uma relação assimétrica. Deus criou o mundo ninguém sabe porquê, porque ele não estava entediado. Deus não precisa que os homens fiquem adorando ele ou o tempo inteiro querendo agradá-lo", diz Pondé.

Para o filósofo, esse conceito se relaciona com a chamada teologia da prosperidade: "Ela pressupõe o seguinte: se você aceitar o Espírito Santo, se você aceitar Jesus no coração, você vai ter sucesso na vida. Então, ela é uma teologia da retribuição. Outra crítica que se faz à teologia da prosperidade é que ela acaba sendo terrivelmente materialista. E nesse sentido, ela está dentro de um universo em que algumas igrejas acabam usando isso como máquina de fazer dinheiro". 

Confira o trecho:

Assista ao programa na íntegra:

Exibido às quintas, o Linhas Cruzadas é parte da nova faixa de jornalismo da Cultura, que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h, na TV Cultura, site da emissora e YouTube.