Pondé: "A religião é uma experiência pré-histórica; nós somos seres profundamente desamparados"
Ao lado da jornalista Thaís Oyama, o filósofo discute o papel da religião na humanidade e a figura do Deus abraâmico no Linhas Cruzadas desta Semana Santa
01/04/2021 22h50
No programa Linhas Cruzadas desta quinta (1), véspera da Sexta-Feira Santa, o filósofo Luiz Felipe Pondé e a jornalista Thaís Oyama discutem o papel da religião na humanidade e a figura do Deus abraâmico na teologia cristã e judaica.
Autodeclarado "ateu não-praticante", Pondé fala sobre a relação da religiosidade com o conceito de perda: "A sociologia da religião mostra que em momento de perdas as pessoas buscam a religião. [...] Perda de filho, patrimônio, casamento, trabalho, saúde. Isso significa que as religiões podem muito facilmente explorar as pessoas".
"Acho muito difícil as religiões acabarem. A religião é uma experiência pré-histórica, ancestral; nós somos seres profundamente desamparados. A maior parte da humanidade é religiosa de alguma forma", continua o filósofo. "O que a gente observa na sociologia da religião é que em alguns países onde você tem condição material mais igual e melhor, você tem uma maior presença do que se chama ateísmo orgânico, que é o ateísmo em que você vira ateu sem querer, você nem sabe o porquê. [...] Porém, mesmo nessas sociedades você tem pessoas religiosas", completa.
Confira o trecho:
Assista ao programa na íntegra:
Exibido às quintas, o Linhas Cruzadas é parte da nova faixa de jornalismo da Cultura, que traz uma atração diferente para cada dia da semana após o Jornal da Cultura. Sob o comando de Luiz Felipe Pondé e Thaís Oyama, o debate semanal vai ao ar sempre às 22h, na TV Cultura, site da emissora e YouTube.
REDES SOCIAIS