Mesmo com a criação de um “superferiado”, o Rio de Janeiro vê os números da Covid-19 crescerem. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, o estado registrou 104 mortes pela doença nesta sexta-feira (2) e chegou aos 13º dia seguido de aumento na média móvel de mortes. Ao todo, 37.114 pessoas foram vítimas do novo coronavírus.
A média móvel é de 209 mortes por dia. Em comparação aos números de duas semanas atrás, houve um aumento de 105% na quantidade de óbitos, o que indica uma tendência de alta no contágio da doença.
Outro número que preocupa as autoridades locais é a fila nos leitos de UTI para tratamento da Covid-19. Nesta sexta, 671 pacientes aguardam por uma vaga nos hospitais da rede pública. O número é maior se somar os leitos de enfermaria, que são mais 297 pessoas na fila.
Segundo a Secretaria de Saúde, um carioca precisa esperar 23 horas na fila para conseguir um leito de UTI e 15 horas na enfermaria. O cálculo leva em consideração o tempo em que 50% dos pacientes consegue uma vaga em leito destinado para o tratamento de Covid-19.
Leia também: Brasil se aproxima dos 13 milhões de infectados pela Covid-19
Nessa última semana, o estado registrou o pior dia da pandemia. Foram registrados 387 mortes em um período de 24 horas na última quinta-feira (1º). A média é de um óbito a cada quatro minutos.
REDES SOCIAIS