6 minutos

Do óleo de cozinha à esponja usada: 4 projetos sociais para apoiar sem gastar dinheiro

O Brasil testemunhou uma alta nas doações logo que a pandemia foi começou no ano passado.


03/04/2021 06h39

O Brasil testemunhou uma alta nas doações logo que a pandemia foi começou no ano passado. Mas isso não durou muito. No final de maio, o movimento já começou a desacelerar, segundo dados do Monitor de Doações da Associação Brasileira de Captadores de Recursos. Por conta disso, ONGs, associações e pessoas beneficiadas têm sofrido com a falta de contribuições.

Neste momento de crise generalizada, pode ser difícil separar um dinheirinho no final do mês para ajudar quem precisa. Pensando nisso, o 6 Minutos reuniu iniciativas que você pode apoiar sem tirar um centavo do bolso.

Veja como contribuir:

Sabão do Povo – Casa do Povo (São Paulo – SP)

A iniciativa surgiu no contexto da pandemia de covid-19. Um grupo formado por mulheres da ONG Mulheres da Luz, Grupo Mexa e voluntárias da Casa do Povo se juntou para produzir barras de sabão a partir do óleo reciclado de restaurantes e casas vizinhas.

Parte da produção é distribuída gratuitamente em centros de acolhida, cortiços e pensões do território. Outra parte é vendida, gerando renda para as participantes.

As barras de sabão e sabonete estão à venda pelo Whatsapp (11 94480-1875) e pela loja virtual: https://lojinha.stone.com.br/sabaodopovo

O que doar: a Casa do Povo recebe regularmente doações de óleo de cozinha usado.

Como doar: durante a fase emergencial, a entrega pode ser feita de segunda a sábado, das 11h30 às 18h30, na Rua Três Rios, 252, Bom Retiro, São Paulo – SP.

Meias do bem – Puket (Brasil)

O projeto Meias do Bem da empresa Puket recolhe meias velhas em pontos de coleta espalhados pelo país. A partir delas, são produzidos cobertores para pessoas que vivem em abrigos ou estão em situação de rua.

As meias arrecadadas são higienizadas, trituradas e passam por todo o processo necessário até se transformarem nos cobertores. Para fazer um cobertor de casal, por exemplo, são necessários 40 pares de meias.

O que doar: meias usadas em qualquer estado. Se você tiver apenas um pé ou, até mesmo, se a meia estiver furada ou rasgada, não há problema.

O projeto só não recebe meias sociais e meias-calças, pois esses tipos são elaborados com um tecido que não pode ser reaproveitado para a fabricação dos cobertores.

Como doar: encontre o ponto de coleta mais próximo de você por meio do site: http://www.meiasdobem.com.br/onde_doar

Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite (Brasil)

A iniciativa da 3M em parceria com a TerraCycle converte esponjas velhas de cozinha em doações.

Os participantes enviam os resíduos de forma gratuita e recebem pontos para serem convertidos em doações para uma ONG ou escola pública de sua escolha.

O que doar: esponjas de uso doméstico usadas e suas respectivas embalagens.

Os resíduos podem ser de qualquer marca. O peso mínimo para o envio de esponjas é de 2 kg a fim de garantir a viabilidade do programa e evitar a emissão de gases de efeito estufa. A empresa ensina como compactar o resíduo e otimizar as remessas neste vídeo: https://youtu.be/IbJj6-JGugc

Como doar: com a caixa de esponjas no peso adequado, imprima a etiqueta de envio pré-paga pelo site e entregue a remessa na agência dos Correios mais próxima. Não há taxa de inscrição e o envio é pago pela TerraCycle.

Para saber mais: https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite

Km Solidário (Brasil)

Está precisando de um incentivo para se exercitar? O aplicativo Km Solidário converte suas distâncias percorridas em doações. Ao fim de cada mês, a iniciativa distribui os valores arrecadados com propagandas no aplicativo para as instituições, na proporção dos km vinculados a cada uma delas.

Se você usa algum app parceiro (Garmin, Polar, Strava, Fitbit ou Apple Saúde), também pode sincronizar suas atividades para doações.

O que doar: seu tempo utilizando o aplicativo enquanto se exercita.

Como doar: baixe o aplicativo no celular e escolha a instituição parceira. Informe se vai correr, caminhar ou pedalar e clique “iniciar” para começar a contagem. Não se esqueça de finalizar a atividade no aplicativo quando terminar.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças