Após uma semana de fiscalização, foi divulgado neste sábado (3) o balanço da barreira sanitária no município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Segundo a prefeitura local, foram realizados 2,2 mil testes em turistas que chegaram à região para o 'feriado' e, ao todo, 84 pessoas foram barradas por estarem infectadas.
As filas de carros para testagem no posto da rodovia Rio-Santos chegaram a ter duração de quatro horas. Foram realizados tanto os testes de IgM, que identificam infectados ainda com potencial de transmissão da Covid-19, quanto de IgG, que aponta as pessoas que possuem anticorpos no organismo mas sem potencial de transmissão.
Quem testou positivo no primeiro, foi barrado pelas autoridades no litoral e obrigado de pegar a estrada de volta. Aqueles que testaram positivo para o segundo, por sua vez, receberam apenas orientações sobre a doença, mas tiveram acesso permitido às praias do norte de São Paulo.
Com o fim do recesso, a barreira sanitária situada entre São Sebastião e Bertioga também foi desativada, na manhã desta sexta-feira (2). Segundo a prefeitura, porém, equipes de fiscalização e segurança pública continuarão trabalhando a fim de coibir aglomerações na região.
❌ Praias de São Sebastião seguem fechadas
— Prefeitura de São Sebastião (@prefsaoseba) April 3, 2021
📞 Se tiver conhecimento de atos de vandalismo (destruição das barreiras de acesso às praias) ou aglomeração de pessoas, entre em contato pelos telefones 153 ou 199 e faça uma denúncia. Ajude a prefs! pic.twitter.com/oO1VBzPKff
REDES SOCIAIS