6 minutos

Teve o auxílio emergencial negado? Veja passo a passo para contestar a decisão

O auxílio emergencial começa a ser pago na terça-feira (6) e, neste ano, o governo federal mudou algumas regras, diminuindo o número de pessoas que vão receber o auxílio.


05/04/2021 12h29

O auxílio emergencial começa a ser pago na terça-feira (6) e, neste ano, o governo federal mudou algumas regras, diminuindo o número de pessoas que vão receber o auxílio. Quem não foi contemplado com a nova rodada pode tentar contestar a decisão.

O primeiro passo é acessar o site do Dataprev, informando nome completo, CPF, nome da mãe e data de nascimento. Dentro do site, haverá uma mensagem dizendo se o benefício foi aprovado ou não e, abaixo da negativa, existe o botão “Contestar análise”.

Ao clicar, aparecerá uma mensagem de confirmação e, em seguida, a contestação é automaticamente enviada ao Dataprev.

Como saber o motivo da não concessão do benefício? No campo “Saiba mais” o beneficiário pode ver qual o motivo para o indeferimento do auxílio.

Até quando a contestação pode ser feita? Até 12 de abril.

Qualquer um pode fazer a contestação? Não. O governo determinou uma lista de situações em que o beneficiário vai poder pedir a contestação. Alguns exemplos são relacionados a renda mensal familiar per capita, a idade e ao recebimento de outros benefícios, como seguro-desemprego ou BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda).

No entanto, não será possível pedir a contestação nos casos em que a situação que levou a negativa não pode ser alterada. Quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2019 ou tem um familiar que foi contemplado com a nova rodada, por exemplo, não pode contestar.

Nestes casos, não aparecerá o botão para contestar o auxílio – veja aqui a lista completa de quem pode ou não pode contestar.

Quem deve contestar? Segundo o Ministério da Cidadania, “se o cidadão deseja discordar da análise e entender que a situação descrita nas mensagens do Governo Federal está errada ou já se alterou, deve fazer uma contestação”.

Quando a nova análise será feita? O pedido será reavaliado no mês seguinte da solicitação.

Como consultar o status da nova análise? No próprio Dataprev ou pelo telefone 111.

O auxílio pode parar de ser pago mesmo depois de concedido? Sim. O Ministério da Cidadania diz que o benefício pode ser cancelado depois de reavaliações mensais.

Leia também: Começa em 6/4: veja calendário completo de pagamento do novo auxílio emergencial

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças