6 minutos

Auxílio em processamento: o que significa e como funciona a análise de dados da Dataprev

Desde que o governo federal liberou a consulta do auxílio emergencial, em 2 de abril, muitos brasileiros reclamaram nas redes sociais que o benefício ainda estava “em processamento”.


07/04/2021 16h27

Desde que o governo federal liberou a consulta do auxílio emergencial, em 2 de abril, muitos brasileiros reclamaram nas redes sociais que o benefício ainda estava “em processamento”.

A Dataprev informou ao 6 Minutos que foram disponibilizados os resultados homologados pelo Ministério da Cidadania para quem se inscreveu no ano passado pelos meios digitais da Caixa e para integrantes do CadÚnico (Cadastro Único). As respostas para quem recebe Bolsa Família ainda estão sendo analisados.

Afinal, o que significa “em processamento”? A Dataprev afirma que “em processamento” quer dizer que o requerimento do auxílio foi processado, mas retido pelo Ministério da Cidadania para checagem com dados mais atuais.

“Serão utilizados os cadastros com informações mais recentes, sobretudo considerando a possibilidade de perda de emprego e renda em meio à pandemia”, afirmou a Dataprev em nota.

Quando os beneficiários vão ter uma resposta? A base de dados foi atualizada na segunda (5) e, segundo a Dataprev, o reprocessamento foi iniciado na terça (6). No entanto, não deu um prazo máximo para a divulgação das respostas.

Como funciona a base de dados do auxílio? Durante a verificação do direito do auxílio, a Dataprev utiliza as informações mais atualizadas disponíveis em 24 bases de dados oficiais da União e faz um cruzamento de informações.

O sistema une os dados de todas essas bases com as regras de concessão do auxílio para determinar quem recebe ou não a nova rodada de pagamentos. Hoje, o processamento de cada lote de dados é feito em cinco horas – anteriormente demorava 18 horas.

O que fazer se tiver o auxílio negado? Alguns casos podem ser contestados, outros não. Os casos elegíveis vão ter um botão escrito “contestar análise”.

O auxílio emergencial começou a ser pago nesta terça e o calendário varia de acordo com o mês de aniversário do brasileiro e com o número final do NIS (Número de Identificação Social) para quem é beneficiário do Bolsa Família.

Nesta primeira fase, o dinheiro é depositado em conta digital criada pela Caixa no ano passado e pode ser movimentada pelo Caixa Tem.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças