Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Desde que o governo federal liberou a consulta do auxílio emergencial, em 2 de abril, muitos brasileiros reclamaram nas redes sociais que o benefício ainda estava “em processamento”.

A Dataprev informou ao 6 Minutos que foram disponibilizados os resultados homologados pelo Ministério da Cidadania para quem se inscreveu no ano passado pelos meios digitais da Caixa e para integrantes do CadÚnico (Cadastro Único). As respostas para quem recebe Bolsa Família ainda estão sendo analisados.

Afinal, o que significa “em processamento”? A Dataprev afirma que “em processamento” quer dizer que o requerimento do auxílio foi processado, mas retido pelo Ministério da Cidadania para checagem com dados mais atuais.

“Serão utilizados os cadastros com informações mais recentes, sobretudo considerando a possibilidade de perda de emprego e renda em meio à pandemia”, afirmou a Dataprev em nota.

Quando os beneficiários vão ter uma resposta? A base de dados foi atualizada na segunda (5) e, segundo a Dataprev, o reprocessamento foi iniciado na terça (6). No entanto, não deu um prazo máximo para a divulgação das respostas.

Como funciona a base de dados do auxílio? Durante a verificação do direito do auxílio, a Dataprev utiliza as informações mais atualizadas disponíveis em 24 bases de dados oficiais da União e faz um cruzamento de informações.

O sistema une os dados de todas essas bases com as regras de concessão do auxílio para determinar quem recebe ou não a nova rodada de pagamentos. Hoje, o processamento de cada lote de dados é feito em cinco horas – anteriormente demorava 18 horas.

O que fazer se tiver o auxílio negado? Alguns casos podem ser contestados, outros não. Os casos elegíveis vão ter um botão escrito “contestar análise”.

O auxílio emergencial começou a ser pago nesta terça e o calendário varia de acordo com o mês de aniversário do brasileiro e com o número final do NIS (Número de Identificação Social) para quem é beneficiário do Bolsa Família.

Nesta primeira fase, o dinheiro é depositado em conta digital criada pela Caixa no ano passado e pode ser movimentada pelo Caixa Tem.