Notícias

Prefeitura de São Paulo prevê vacinar mais de 5 milhões contra a Influenza

A campanha de vacinação será realizada em etapas a partir de 12 de abril, com previsão de encerramento em 9 de julho


09/04/2021 11h00

A Prefeitura de São Paulo, por meio de Secretaria Municipal da Saúde, inicia na próxima segunda-feira (12) a 24ª Campanha Municipal de Vacinação contra o vírus Influenza, o vírus da gripe. O objetivo é reduzir as complicações e a mortalidade decorrente do vírus no público-alvo da campanha. 

Com a vacina, é possível evitar internações e uma sobrecarga no sistema de saúde, que há mais de um ano convive com a Covid-19. São esperados mais de 5 milhões de pessoas para receber a dose única da vacina. A campanha será realizada em etapas a partir de 12 de abril, com previsão de encerramento em 9 de julho.

Neste ano, o primeiro grupo a ser vacinado é composto por crianças, gestantes, indígenas e trabalhadores da Saúde. Os idosos serão vacinados somente na segunda fase da campanha, para que não haja conflito com a vacina da Covid-19, que deve ser priorizada neste momento da pandemia.

Confira as fases da campanha:

FASE 1: 12/04 à 10/05 - Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde;

FASE 2: 11/05 à 08/06 - Idosos com mais de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas; Idosos acamados e residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos ILPIs também estão aptor a receber a vacina.

FASE 3: 09/06 à 09/07 - Outros grupos (pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade).

Também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para estes grupos.

Importante

O recebimento da vacina deve ser adiado nas seguintes situações:

- Pessoa com Covid-19 em curso ou há menos de 28 dias;

- Vacinação contra a Covid-19 há menos de 14 dias ou 2ª dose de vacina contra Covid-19 à ser tomada em menos de 14 dias.

A Vacina contra Influenza pode ser aplicada simultaneamente com qualquer outra vacina do plano Nacional de Imunização, exceto a vacina contra a Covid-19. A prioridade deve ser dada à vacina contra a Covid-19.

A vacinação contra a Influenza será aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos de educação.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças