Notícias

Fiocruz alerta estados do Sul e Centro-Oeste para cenário crítica da pandemia nas próximas semanas

Resultados das contaminações nas duas últimas semanas, as piores desde o início da pandemia, serão vistos nos próximos dias, alerta a Fiocruz


10/04/2021 15h06

Em boletim divulgado na última sexta-feira (9), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou para o estado crítico dos sistemas de saúde dos estados da região Sul e Centro-Oeste. As próximas semanas deverão refletir as contaminações do fim de março e o feriado no início de abril,  justamente o período com as maiores taxas tanto de casos como de mortalidade pela Covid-19 de todo o Brasil.

"Esse padrão coloca as regiões Sul e Centro-Oeste como críticas para as próximas semanas, o que pode ser agravado pela saturação do sistema de saúde nesses estados", informa a Fiocruz.

O documento destaca o Rio Grande do Sul, que é um dos estados com a maior taxa de letalidade do novo coronavírus. Atualmente, ela é de 4,1%, a segunda maior do país, ficando atrás apenas da do Rio de Janeiro, com 6,2%.

Além disso, a Fiocruz ressaltou que 21 estados estão com a taxa de ocupação de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 acima dos 90%, o que prejudica ainda mais o tratamento nos casos mais graves.

Leia também: Pessoas com menos de 40 anos são maioria nas UTIs para tratamento da Covid-19, aponta pesquisa

Outro fator determinante é o número de jovens internados, que costumam ocupar os leitos por mais tempo. Entre a primeira semana do ano, até a última de março, os números de casos em pessoas entre 30 e 39 anos cresceu 1.218,33%. No público entre 40 e 49 anos o aumento foi de 1.217,33%.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Calendário de pagamentos do IPVA começa nesta quinta-feira (11) em São Paulo

Prazo para que todas as unidades federativas comecem a emitir a nova CIN termina nesta quinta (11)

Brasileiro sequestrado no Equador é liberado pelos criminosos

Atuação de Israel na Faixa de Gaza já deixou mais de 23,3 mil mortos

Mega-Sena pode pagar até R$ 5,5 milhões no sorteio desta quinta-feira (11)